No último sábado, 23 de novembro de 2019, ocorreu a 5ª etapa (e também última de 2019) do campeonato municipal de tiro no Clube de Tiro e Caça Confresa, em Mato Grosso. Atiradores de vários municípios da região Araguaia/Xingu (Confresa, Santa Cruz do Xingu e Querência), e também de Santana do Araguaia/PA, participaram do torneio em diversas modalidades.
Foram disputadas provas de silhuetas metálicas (4 modalidades: arma curta fogo circular, arma curta fogo central, arma longa fogo circular e arma longa fogo central) e também de desafio do aço (5 modalidades: standard, revólver, light, rimfire iron e mini rifle iron).
Em todas as provas, houve premiação em medalhas para os 03 (três) primeiros colocados. Além disso, também foram entregues 02 (dois) troféus (01 para o campeão – 1º lugar – na pontuação geral e 01 para o atirador que participou de mais provas durante todo o ano no CTCC).
Nas competições desse ano, é necessário ressaltar o nome do grande vencedor geral, que foi contemplado com os 02 (dois) troféus, com mais pontos e maior quantidades de provas participadas, Geraldo Gomes, mais conhecido como “Jacundá”, um fenômeno das pistas de tiro em Confresa.
É preciso destacar ainda a participação dos atiradores de Querência/MT, com 06 (seis) medalhas. Paulo Gonçalves (prata no mini rifle iron, bronze na arma longa fogo central e também bronze na arma curta fogo central); Alfredo (ouro na arma curta fogo central) e Sidney (prata na arma curta fogo central e bronze na arma longa fogo circular).
Com o objetivo de se mensurar e consagrar o campeão, foram estipulados valores para as medalhas de ouro (4 pontos), prata (2 pontos) e bronze (1 ponto), seguindo-se o critério utilizado nas Olimpíadas.
Segue abaixo a classificação dos 05 (cinco) primeiros atiradores no campeonato desse ano, nos moldes seguintes:
- 05 (cinco) maiores pontuadores gerais
1º – Geraldo Gomes (Jacundá) > 135 pontos;
2º – Marcos Leão > 96 pontos;
3º – Dilmar (Pointball) > 86 pontos;
4º – Ricardo Babinski > 74 pontos;
5º – Sandro Herter > 70 pontos.
- 05 (cinco) maiores participações em provas
1º – Geraldo Gomes (Jacundá) > 23 provas;
2º – Marcos Leão > 21 provas;
3º – Sandro Herter > 18 provas;
4º – Dilmar (Pointball) > 16 provas;
5º – Andiele Spanholo > 12 provas.